Cidades

Interligadas

Sem recursos, secretário admite que Salto pode deixar de ter eventos culturais novamente em 2026

O ano de 2025 começou com a notícia de que eventos tradicionais da cidade como o Carnaval e a Paixão de Cristo não seriam realizados por falta de recursos. Uma situação que pode não ser tão diferente no próximo ano.

Segundo o secretário de Cultura, Sandro Bérgamo, sem o apoio ou emendas parlamentares, possivelmente alguns eventos culturais não serão realizados em 2026. “Estamos buscando outros recursos para suprir essa porcentagem (do orçamento municipal) para fazer todos os eventos. Mas, realmente não dá para fazer tudo o que tem de ser feito com recursos municipais”, afirmou em reunião na Câmara de Vereadores na segunda-feira (8).

Com um orçamento previsto de pouco mais de R$ 10 milhões, a pasta tem a maior parte dos recursos comprometidos com o pagamento dos funcionários e manutenção dos prédios. “Tanto o Gilmar (Mazetto, secretário de Governo) como o prefeito (Geraldo Garcia) tem o entendimento que todos os eventos do calendário não têm como (serem realizados). Os eventos estão consolidados, a população espera, mas com a folha de pagamento e a manutenção dos prédios não sobra muita coisa”.

Natal sem apoio

Depender de recursos externos, porém, é uma situação complicada. Na reunião junto aos vereadores, Bergamo disse que esperava realizar o Natal apenas com apoio de empresários locais, porém, não conseguiu e utilizou recursos da secretaria. “Queríamos bancar toda a decoração assim, mas conseguimos apenas uma fatia que chega a ser ridícula”, disse o chefe da pasta.

COMPARTILHE