Cidades

Interligadas

Setor de Serviços impulsiona geração de novas vagas de empregos

A cidade de Salto encerrou o primeiro semestre com mais de 1.300 vagas de empregos criadas. Somente no mês de junho foram 167 novas vagas de trabalho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (31).

O setor de Serviços foi o que impulsionou a criação de novas vagas, com mais de 600 contratações e um saldo positivo de 94 vagas no sexto mês do ano. Na sequência vem a Indústria, com 45 empregos criados; a Construção com 35 e a Agropecuária, com 6 novas vagas. Apenas o Comércio fechou o mês de junho no negativo, com o fechamento de 13 vagas de trabalho.

No acumulado do semestre, o setor de Serviços gerou 663 postos de trabalho, a Indústria 608 e a Construção, 148. A Agropecuária tem o mesmo número de contratações e demissões ao longo do ano de 2024, enquanto o Comércio perdeu 80 vagas neste ano.

As contratações ocorreram majoritariamente nas faixas etárias de 18 a 24 anos e de 30 a 39 anos, com 83 e 80 novas vagas, respectivamente. Já entre os trabalhadores acima de 50 anos, foram 46 postos de trabalho fechados. Chama atenção a quantidade de trabalhadores com ensino superior completo que perderam espaço no mercado de trabalho. Em junho, foram 35 vagas fechadas para profissionais com tal nível de estudo. Em compensação, foram 197 vagas criadas para profissionais com ensino médio completo.

COMPARTILHE