Equipe perdeu nos pênaltis para o Botafogo (SP) e foi eliminada na terceira fase da competição
O Sfera Futebol Clube escreveu uma belíssima história na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe, que representou Salto, fez sua primeira participação na competição e avançou na primeira fase com tranquilidade, derrotou um gigante brasileiro na segunda fase e só foi eliminada nos pênaltis pelo Botafogo (SP), numa disputa que valeu a experiência dos atletas botafoguenses ante aos jogadores do Sfera, time com menor média de idade do torneio.
Foram cinco jogos, com três vitórias, um empate e uma derrota, quando já estava classificado. Além disso, o Sfera anotou cinco gols e sofreu apenas três, tendo ficado quatro jogos sem sofrer gols. E contra o Botafogo (SP), na tarde de segunda-feira (15), a equipe novamente não teve sua defesa vazada, mas o ataque dessa vez passou em branco, levando a disputa para os pênaltis. Na decisão, Bandaró, Werneck e Guilherme anotaram os gols do Raio, mas Ícaro e Léo pararam no goleiro Brenno, do Botafogo.
“Nossa participação na Copa São Paulo superou as expectativas. Por ser o primeiro ano nosso na competição; por ser o time mais novo da Copa São Paulo; e por saber que seria um grande desafio passar da primeira fase. Aconteceu (de avançar de fase), entendemos a competição, crescemos com os jogos e tivemos a oportunidade de jogar e vencer o Atlético-MG, que era um dos candidatos ao título. Diante do Botafogo (SP) fizemos um jogo muito consciente e de muita entrega”, afirmou o CEO da equipe, Rodolfo Canavesi.
A equipe foi a campo sem o goleiro William, que sentiu um mal-estar no aquecimento. Luís Paulo foi o substituto e deu conta do recado. Nas poucas vezes que foi exigido, conseguiu segurar o ataque do time de Ribeirão Preto. Quando a bola passou por ele, o travessão evitou o gol adversário. No outro lado, o ataque dessa vez foi pouco efetivo, não criando chances claras de perigo.
Para Canavesi, o Sfera conseguiu o que se propôs na competição, de ter um reconhecimento nacional. “Agora estamos criando a categoria sub-19, que representa uma evolução em nosso processo. A expectativa é sermos mais protagonistas nas competições, com os atletas cada vez mais próximos do futebol profissional, que é importante para nós e vamos mirar a Copa São Paulo de 2025, com atletas mais experientes e mais vividos tanto no Sfera quanto na categoria”.
O Sfera agora volta suas atenções para as próximas competições de base, a mais importante delas, o Campeonato Paulista, no primeiro semestre.
Vitória histórica contra o Galo mineiro
Para se classificar à terceira fase, o Sfera derrotou o Atlético (MG) por 1 a 0. O gol da equipe que representou Salto foi anotado por Pires, aos 30 minutos do primeiro tempo. A partida foi realizada na cidade de Santana do Parnaíba. Já no Estádio Municipal Amadeu Mosca, o Botafogo (SP) venceu o Floresta (CE) por 2 a 1. O time de Ribeirão Preto saiu atrás do marcador, mas virou com gols de Erick e William, aos 33 e aos 45 do segundo tempo. Ambas partidas ocorreram no sábado (13).