Cidades

Interligadas

Síndrome do ninho vazio

Um dia destes você acorda e vê a sua casa vazia. Os filhos já saíram de casa, casaram ou foram morar fora, constituíram família e você aposentou e parou de trabalhar.
Você que sempre reclamou da falta de tempo, do excesso de trabalho, do barulho e de boletos a pagar, começa a ver o outro lado da vida.
A sensação de angústia, desânimo, cansaço e às vezes insônia tomam conta do seu dia a dia. Uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos é essa: “O que fazer?”
Deveríamos nos preparar física e emocionalmente para esta fase de nossas vidas com uma atitude positiva, fazendo trabalho voluntário, auxiliando nas tarefas domésticas ou contribuindo de alguma forma. Todos nascemos com um dom, muitos sabem costurar, cozinhar, realizar reparos elétricos na casa, etc. E podemos transmitir esse conhecimento e experiência que adquirimos com os anos para os mais jovens.
Procure entender que você está iniciando uma fase de desafios que poderá ser de realizações, de concretizar sonhos adormecidos e até mesmo de projetos engavetados que poderão ser reavivados hoje com mais maturidade.
Continue sendo uma pessoa disciplinada, mantendo seus horários de refeições e repouso. É importante incrementar laços afetivos com nossos parceiros e familiares, além disso, frequentar eventos sociais em que possamos fazer novas amizades é relevante nessa etapa da vida.
Aproveite seu tempo livre para começar uma atividade física. Caso esteja sedentário comece com uma caminhada três vezes por semana que poderá ser aumentada gradativamente conforme o seu condicionamento físico. Isto irá liberar endorfina que vai te trazer uma sensação de prazer, redução no estresse e consequentemente um sono de melhor qualidade.
Os animais de estimação (cães,gatos,etc) podem ser grandes amigos para combater seus momentos de solidão.
Novos aprendizados como tocar instrumentos musicais e aprender idiomas podem funcionar como desafios nessa fase da vida.
Não seja saudosista, enxergue novos encantos no seu cotidiano, procurando ser útil na comunidade e impactando de forma positiva nas pessoas ao seu redor.

COMPARTILHE