Cidades

Interligadas

Técnicos definem em Fórum do Tietê ações para recuperar as águas do manancial

O Fórum de Integração das Ações de Recuperação do Tietê realizou na sexta-feira (18) uma reunião para analisar os indicadores quantitativos e qualitativos do programa Integra Tietê, que contou com a presença de membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O programa, que é uma iniciativa do governo do Estado, visa revitalizar o Rio Tietê e trata questões como saneamento básico, monitoramento da qualidade da água, recuperação da fauna e flora, entre outros.
Durante a reunião, foi enfatizada a importância da colaboração de órgãos governamentais, como a Sabesp, a Daae, entre outros, em conjunto com a participação da sociedade. Também foram apresentados os indicadores que serão utilizados para medir o progresso das ações do programa, como investimentos realizados, melhoria na qualidade da água, entre outros.
O cronograma de atividades do programa inclui diversas reuniões e atividades, até o evento de divulgação do programa e lançamento do site que ocorrerão no dia 22 de setembro. Os participantes acordaram durante a reunião que serão feitas imagens do rio Tietê através de drones e que elas serão refeitas em um ano e assim sucessivamente. As imagens serão feitas em Salto, Salesópolis, Edgar de Souza, Barueri e Nova Avanhandava e mostrarão o progresso do programa.
Também foi decidido durante a reunião que o monitoramento da qualidade da água será dividido em dois pilares para avaliar aspectos específicos: monitoramento da qualidade das águas e monitoramento da qualidade do trecho do Rio Tietê.
O primeiro se baseia em três indicadores: Carga Orgânica Estimada em Função da Vazão Média Diária e Concentração de Carbono Total nas Águas do Rio Tietê; Concentração Média do Carbono Orgânico Total nos Afluentes Diretos com Maior Influência na Qualidade do Rio Tietê; e Concentração de Oxigênio Dissolvido nos Pontos de Medição ao Longo da Calha do Rio Tietê.
Já o monitoramento da qualidade do trecho do Rio Tietê se baseia no Comprimento do Trecho do Rio Tietê Necessário para Manter a Vida Aquática (Oxigênio Dissolvido > 4 mg/l) e na Concentração Média de Carbono Orgânico Total nos Reservatórios do Compartimento.

COMPARTILHE