Cidades

Interligadas

Turismo de Salto deve priorizar ecoturismo e os segmentos cultural e religioso

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de terça-feira (7), o projeto que revisa e atualiza o Plano Diretor de Turismo de Salto, cuja última revisão havia ocorrido em 2015.

Realizada em parceria entre Secretaria de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, essa revisão definiu três segmentos que serão priorizados ao traçar o plano de ação para a cidade no mercado: o ecoturismo, o turismo cultural e o turismo religioso.

No ecoturismo, o grande diferencial da cidade, segundo o plano diretor, é o Parque Natural da Ilha da Usina, que atrela fauna, flora e a história da cidade. Já com relação ao turismo cultural, o destaque é o complexo do Museu de Salto, construído num conjunto arquitetônico centenário e que conta com uma rica história, além de ser palco de espetáculos culturais. Por fim, em relação ao turismo religioso, a Igreja Matriz é a referência no setor para a atração de turistas.

“A atualização e revisão do Plano Diretor de Turismo de Salto será uma ferramenta importantíssima que o município deve implantar o mais rapidamente possível e com muito empenho, para que possa continuar buscando a excelência, encantando seus visitantes e aumentar ainda mais seus números em um breve espaço de tempo”, destaca um trecho do documento.

Uma das ressalvas apontadas pelo plano diretor diz respeito à infraestrutura urbana, que não estaria atendendo a contento o visitante. “No quesito infraestrutura urbana, Salto não teve aprovação da maioria dos seus visitantes, deixando um pouco a desejar em todos os itens e que interferem diretamente para uma boa recepção ao turista, o qual deve ter uma atenção muito especial, pois limpeza, sinalização e conservação de rua, arborização, segurança e bancos/caixas eletrônicos, estão abaixo do limite aceitável de um destino que tem como meta a excelência no atendimento”.

Na mesma sessão, os vereadores também aprovaram o projeto que determina a criação de vaga de embarque e desembarque para motoristas de aplicativos. De autoria do ex-vereador Gideon Tavares (Podemos), o projeto prevê que as vagas sejam criadas em lugares estratégicos, como terminal rodoviário, hospital e área central da cidade. O projeto agora segue para sansão do prefeito Laerte Sonsin Jr. (PL).

COMPARTILHE