Cidades

Interligadas

Vereador aproveita homenagem a funcionários do Saae para criticar estrutura da autarquia

O vereador Cícero Landim (PL) aproveitou a solenidade de homenagem a funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), na sessão de terça-feira (4), para criticar o que chamou de falta de estrutura da autarquia. “A maioria deles trabalha sem os equipamentos de proteção individual e sem as ferramentas indicadas para fazer um bom serviço”.
Autor de uma moção de aplauso, aprovada por todos os outros vereadores, Landim disse que os funcionários precisam ser reconhecidos e valorizados. “Eles trabalham incansavelmente para manter o abastecimento de água, com o mínimo possível e sem condições de trabalho. Para se ter uma ideia, na semana passada, uma casa no bairro Salto de São José foi invadida pelos detritos de uma fossa. Havia em torno de 20 centímetros de fezes dentro da casa e os trabalhadores precisaram tirar (os resíduos) no balde porque o caminhão estava sem a mangueira”.
O Saae negou que exista falta de equipamentos de proteção e de materiais para a realização das obras e serviços. “Possuímos um bom estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), atualizado regularmente de acordo com o uso cotidiano dos nossos servidores – de coletes reflexivos a repelentes de mosquito para serviços em áreas de mata; de macacões impermeáveis para a desobstrução de poços de esgoto a cinturões talabarte para a subida em reservatórios elevados, quando é necessário”, informou em nota.
O também vereador Alessandro Dernival (Patriota) confirmou as críticas do colega. “Quando a ETA do João Jabour inunda, eles ficam 24 horas trabalhando para resolver o problema e, da última vez, até para tirar os motores rapidamente, precisaram tirar no braço, porque não tem uma ponte rolante”, afirmou.
Para a autarquia, o fato de possuir em seu quadro de funcionários um técnico de segurança do trabalho, que faz, segundo ela, um controle rígido tanto da aquisição e distribuição quanto do uso correto dos equipamentos de proteção, que aplica treinamentos sobre procedimentos específicos, desmente as críticas.
Na mesma sessão, foi aprovada outra moção de aplauso, esta aos funcionários da CSO Ambiental pelo trabalho na limpeza urbana municipal, e votos de congratulações à Paróquia Cristo Rei pelos 30 anos de atividades.

COMPARTILHE