Após alegar a falta de equipamentos chamados registros gaveta, o vereador Cícero Landim (União Brasil) afirmou ter informações fornecidas por pessoas de dentro do Saae sobre uma série de irregularidades envolvendo a autarquia.
Entre essas irregularidades estão veículos parados há seis meses, débito com fornecedores e o rompimento de contrato com a empresa que faz o tamponamento de buracos.
“Temos, segundo informações que recebi de dentro da autarquia de três montanas em manutenção há mais de seis meses, temos dois hidros jatos quebrados há mais de dois meses, temos um caminhão parado há mais de seis meses e entrou ontem um caminhão caçamba. Com esses caminhões parados, eu alugo. E quem paga isso duas vezes? O cidadão”, disse. “Chegou para nós também que temos em torno de cinco ou seis fornecedores com pagamento em atraso; e que a empresa de asfaltamento rompeu o contrato, aquela que o superintendente saiu na rua desfilando com o diretor da empresa tapando os buracos”, completou o vereador.
Procurado, o Saae informou, em relação aos veículos que quatro da frota própria do Saae estão em manutenção neste momento. “Eles nada têm a ver com o contrato de locação de veículos”. Sobre o débito junto a fornecedores, o Saae disse ter ciência dos compromissos contratuais e que cumpre todos eles.
Sobre a empresa de recomposição asfáltica a autarquia afirmou que o contrato está em vigor e justificou a demora em realizar o tamponamento de buracos. “O que houve foi um aumento recente no número de intervenções. Precisamos consertá-los tanto para evitar a perda e desperdício de água quanto para garantir a chegada dela às residências. Após a conclusão dessas obras é preciso aguardar ainda alguns dias e depois é feita a compactação, então a bica corrida é aplicada e a empresa terceirizada pode aplicar a massa asfáltica. É um processo de várias etapas e o Saae está trabalhando para torná-lo mais ágil.