Os fortes ventos que atingiram a cidade na sexta-feira (3) causaram a interrupção do fornecimento de energia em diversos pontos, inclusive no Hospital Municipal. Apesar de o centro de saúde possuir um gerador, o vereador José Benedito de Carvalho (Solidariedade), o Macaia, fez uma grave denúncia de inércia da Prefeitura e da gestora do hospital na sessão de terça-feira (7).
Ele disse ter recebido informação de um paciente de que o gerador demorou a ser ligado devido à falta de combustível, deixando diversas pessoas aflitas. “Recebi uma reclamação de um morador que estava no hospital quando caiu a energia. Ele iria fazer um exame e já tinha até tomado anestesia, até que chegou um comunicado pedindo para que aguardasse enquanto o gerador seria ligado. A surpresa foi que o gerador não estava funcionando, porque não tinha óleo diesel para tocar. Isso é omissão, isso é descaso, isso é falta de respeito”, disse.
Porém, de acordo com a Secretaria de Saúde, a informação não procede e o funcionamento foi mantido de forma ininterrupta durante todo o período sem energia elétrica, tendo o gerador funcionado por quase 14 horas consecutivas, não afetando o atendimento dos pacientes. “O hospital manteve seu funcionamento integral e ininterrupto por meio do sistema de gerador por todo o período de queda no fornecimento de energia elétrica e todos os pacientes tiveram suas assistências à saúde mantidas com segurança no hospital e toda a equipe de colaboradores em atividades contínuas; assim como uma força-tarefa da equipe da Secretaria de Saúde de Salto, com apoio de ambulâncias UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que esteve in loco, proporcionando segurança em casos de necessidade de remoção de pacientes, enquanto a equipe da CPFL atuava nas ações de restabelecimento da energia, se ausentando da área no entorno do hospital somente após total retorno da energia pela rede elétrica houve a desativação do gerador”, informou.