Um incêndio que atingiu a sala de estar de uma casa na Rua General Osório, na Vila Romão, na tarde de domingo (19), precisou ser contido pelos bombeiros com mangueiras da própria casa e dos vizinhos. Isto porque a viatura auto bomba, utilizada nessas situações, está em manutenção desde o dia 29 de abril.
O proprietário da residência conversou com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA e disse que o Corpo de Bombeiros foi acionado pelos vizinhos, já que ele não estava em casa no momento do incêndio, e que os bombeiros compareceram ao local apenas com uma viatura de Resgate e uma caminhonete. O morador foi informado pelo Corpo de Bombeiros que o caminhão auto bomba está em manutenção e que eles estavam utilizando um caminhão-pipa fornecido pela Prefeitura, entretanto, esse também havia quebrado.
Para conseguir conter as chamas os bombeiros utilizaram mangueiras da própria residência e de vizinhos. Mas a situação preocupou o morador, que agradeceu por não ter sido um incêndio de grandes proporções. “Se tivesse sido um incêndio mais forte teria sido complicado”, relatou o morador.
O Corpo de Bombeiros informou ao PRIMEIRAFEIRA que a viatura auto bomba apresentou um problema na bomba de incêndio no dia 29 de abril durante um incêndio em uma residência na Avenida Brasília e segue em manutenção em caráter de urgência e que essa manutenção está sendo encarada como prioridade dentre as outras demandas.
Além disso, como não havia uma viatura reserva, no mesmo dia o Corpo de Bombeiros de Salto entrou em contato com a Prefeitura de Salto solicitando apoio e então um caminhão-pipa com 10.000 litros de água foi disponibilizado para uso dos bombeiros. Entretanto, no sábado (18) o caminhão cedido pela Prefeitura também apresentou defeito.
Para suprir a falta da viatura auto bomba, o Corpo de Bombeiros de Salto entrou em contato com as estações de Itu e Porto Feliz para que suprissem qualquer demanda de incêndio em Salto. Na ocorrência na Vila Romão os Bombeiros de Itu foram chamados para auxílio, mas, antes do apoio chegar, os bombeiros de Salto conseguiram conter as chamas.
O Corpo de Bombeiros de Salto informou também que nesta segunda-feira (20) foi realizado o reparo no caminhão-pipa cedido pela Prefeitura e que ele já está disponível para uso quando necessário. Também segundo o Corpo de Bombeiros, neste período em que a estação de Salto está sem a viatura auto bomba dezenas de ocorrências de incêndio foram atendidas pela equipe e, em casos de situações que exijam um maior número de efetivo ou de equipamentos, as estações da região como Itu, Porto Feliz e Sorocaba, auxiliam nas ocorrências.