Cidades

Interligadas

Vice-governador participa de inauguração em Salto

O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), esteve em Salto na tarde de sexta-feira (14) para comandar a entrega oficial ao lado do prefeito Laerte Sonsin Jr (PL) da creche do Residencial Fabbri, construída pela Prefeitura em parceria com o Estado.

Antes do evento, a reportagem do PRIMEIRAFEIRA, conversou com exclusividade com Ramuth, que falou sobre o trabalho da gestão junto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Tem sido uma honra e um privilégio trabalhar ao lado do governador Tarcísio e todo o nosso time, com muitas realizações e com um foco importante na educação e na infraestrutura, como a volta de projetos importantes como o trem intercidades”.

Presidente do Conselho de Desestatização, Felício destacou os investimentos na Educação. “Hoje (sexta-feira, dia 14) estou aqui tendo a oportunidade de entregar mais uma creche, mas, além disso, o governador anunciou 33 novas escolas através da Parceria Público-Privada (projeto Novas Escolas, na qual as empresas serão responsáveis pela construção, manutenção, conservação, gestão e vigilância, entre outras atividades de unidades novas de Ensino Médio e Ensino Fundamental II)”.

A creche do Residencial Fabbri recebeu o nome de Macilene Regina Venâncio Macoggi, uma dedicada professora, assistente e diretora que faleceu em 2021, aos 45 anos, vítima de câncer.

A secretária de Educação, Anna Noronha, destacou o legado deixado pela professora na homenagem realizada na inauguração, que reuniu família, comunidade, amigos e professores.

“Macilene era conhecida por sua alegria contagiante e energia incansável. Seu estilo característico, marcado pelo indefectível salto alto, era uma de suas marcas registradas. Contudo, ela não hesitava em calçar um tênis ou uma rasteirinha e colocar a “mão na massa” quando necessário”, disse a secretária.

“Ela viveu intensamente, fez amigos, amou e foi amada. Mudou vidas através da profissão que tanto amava, impactando alunos e colegas profissionais com quem teve o privilégio de trabalhar. Macilene deixa um exemplo de dedicação e amor pela educação, além de um legado que será lembrado por todos que tiveram a honra de conhecê-la”, afirmou.

Ela iniciou sua carreira na docência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde atuou como estagiária antes de ser efetivada como professora. Além de sua trajetória na educação, trabalhou como analista contábil no Escritório Contábil RC e Escritório Líder Ltda. Posteriormente, ingressou na Prefeitura de Salto, onde desempenhou diversas funções, desde professora no Cemus I e Cemus XI, até coordenadora pedagógica e, finalmente, diretora do Cemus VII, no Bairro Salto de São José.

A professora Macilene nasceu em Salto, na antiga Maternidade Nossa Senhora de Monte Serrat (hoje, Prédio do Atende Fácil). Filha dos industriários José Venâncio e Regina Celia Chimin Venâncio, cresceu no Bairro Cecap e, posteriormente, mudou-se para uma casa simples na Rua Henrique Viscardi, no Centro. Durante sua infância e adolescência, estudou na EE Paula Santos e cursou Magistério na EE Leonor Fernandes da Silva.

Entre 1995 e 1998, Macilene cursou Pedagogia na Universidade de Sorocaba (Uniso) e, entre 2000 e 2002, fez Pós-Graduação em Psicopedagogia na PUC-Campinas. “Ela se dedicou ao aprendizado contínuo, participando de diversos cursos na área de educação ao longo de sua vida”, disse a secretária.

“Que seu exemplo continue a inspirar e a guiar todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”, finalizou Anna Noronha.

A homenageada era esposa de Júlio, com quem compartilhou uma relação de 23 anos, e mãe de Maria Júlia, hoje com 15 anos, que herdou a responsabilidade e o desejo de ajudar os outros da mãe.

COMPARTILHE