Cidades

Interligadas

Gratidão: como esse hábito fortalece a saúde mental

Atualmente muito se fala sobre a prática da gratidão, mas afinal, o que realmente significa ser grato e como agradecer pode ajudá-lo a cuidar da sua saúde mental. É notório nos últimos anos, ouvirmos falar sobre os benefícios da gratidão e como esse ato pode mudar a vida das pessoas de maneira significativa.
Você se lembra quando foi a última vez que você foi grato por algum acontecimento ou oportunidade em sua vida?
Gratidão é muito mais do que uma hashtag popular, é um dos principais gatilhos da felicidade e isso não é suposição, é ciência. Sempre que praticamos a gratidão, nosso cérebro reage, aumentando a dopamina, responsável pela sensação de bem-estar, prazer e humor. Portanto, quanto maior a liberação de dopamina, mais felizes e satisfeitos nos sentimos.
É comum notarmos que as pessoas estão mais focadas nos problemas, nas situações difíceis que precisam lidar ou resolver, nas diversas tarefas a executar diariamente, com isso, as pessoas passam muito mais tempo se ocupando com coisas negativas do que observando do que há de bom em sua vida, em si mesmo e agradecendo a oportunidade diária que a vida nos concede.
Gratidão é um ato de agradecer por coisas boas, é a qualidade de quem é grato, é reconhecer a existência de coisas boas da vida, uma resposta emocional positiva às experiências.
Estudos de Harvard provam que a gratidão faz bem para o cérebro. Segundo os pesquisadores, agradecer pode acalmar a mente e tornar as pessoas mais felizes. Tanto a psicologia, como a neurociência, comprova que a gratidão influencia positivamente a saúde mental, causa emoções e sentimentos positivos, afeta o cérebro positivamente, passamos a ver o mundo e a nós mesmos de maneira mais positiva e racional, melhora o humor, melhora relacionamentos através da qualidade dos nossos vínculos afetivos e fortalece o sistema imunológico.
E como podemos praticar a gratidão? No dia a dia podemos praticar o ato de agradecer de diferentes maneiras, como: estabeleça um horário do seu dia para agradecer, faça um diário da gratidão, pense em tudo o que você não observa na correria do dia a dia e agradeça, esteja com pessoas que são importantes para você. Além disso, agradeça três acontecimentos, emoções ou fatos positivos, sentimentos ou conquistas de hoje e você pode nomear essa ação como bênçãos diárias.
Lembrando que o ato de agradecer não necessariamente precisa ser dito em voz alta e nem por escrito, mas se fizer de uma dessas formas, isso potencializa os efeitos positivos da gratidão. A dica é que a prática da gratidão seja realizada diariamente, mesmo que em cinco minutos. Pode levar um tempo para você sentir os efeitos da gratidão em sua vida, mas continue.
E aí, encontrou alguns motivos hoje para ser grato? Compartilhe e torne esse hábito diário na sua vida. Você encontrará mais motivos para agradecer diariamente depois de um tempo da prática desse hábito.

“Sábio é aquele que não chora pelas coisas que não possui, mas rejubila com as que já tem” – Epíteto.

COMPARTILHE