Uma empresa de Salto foi denunciada junto ao Ministério Público por conta de supostas irregularidades cometidas diante da presença de animais silvestres em um evento interno de educação ambiental, realizado no mês de agosto.
Na denúncia, são apontadas irregularidades, como a falta de autorização Departamento de Fauna do Governo do Estado de São Paulo (Defau) e ausência das guias de transporte vencidas por parte da empresa de Campinas, contratada para fazer o manuseio dos animais para o evento do evento em Salto. Além disso, o evento teria contado com a anuência da Secretaria de Meio Ambiente, que teria estado presente no evento e não se atentou à falta de fiscalização.
Uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) impede a exposição e exploração econômica de animais silvestres, o que, segundo a denúncia, teria ocorrido no evento na empresa em Salto.
Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente de Salto confirmou ter participado do evento, mas disse que não foi informada sobre a presença de outras empresas ou exibições. “A empresa contratante não procurou a Secretaria de Meio Ambiente para obter orientações ou informações sobre regulamentações antes de contratar a empresa terceirizada. Como resultado, a Secretaria não estava ciente da utilização de animais silvestres e exóticos no evento”.
A Secretaria informou ainda que solicitou a documentação da empresa terceirizada e que, diante das irregularidades constatadas, informou que a empresa contratante foi devidamente notificada e orientada a adotar as medidas legais necessárias para assegurar a conformidade com as regulamentações ambientais pertinentes.