Final de ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba e dele devemos guardar os momentos marcantes que vivemos. É tempo de pensar, de refletir sobre o ano que passou, sobre nossas conquistas, tudo o que vivemos e também pensar sobre o novo ano que virá. Para muitas pessoas esse momento é de comemoração e para outros é um olhar de desânimo, tristeza e que nada mudou em relação aos objetivos traçados no início do ano. Esse ano foi marcante e ficará para sempre em nossa memória e será uma história sempre a ser contada para as próximas gerações.
É necessário fazer um balanço sobre projetos e conquistas, além de ser uma oportunidade para planejar o próximo período. Esse balanço nos traz a reflexão do que conseguimos realizar e o que não foi possível, fechar ciclos é sempre um motivo para uma mudança interior e possibilidade para sairmos mais forte das adversidades.
Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e sábios. Do sofrimento e das lágrimas guardemos apenas a certeza de que a elas sobrevivemos. Dos erros, guardemos a aprendizagem e das dificuldades guardemos o momento da superação.
Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois, um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo.
As festas promovem momentos simbólicos, principalmente com a família e amigos. É um momento de prazer, encontro, relaxamento, partilha, que são as funções sociais e simbólicas importantes para que possamos viver emoções saudáveis e positivas. As festas, na maioria, apontam um momento de encerrar ciclos e nos ajudam a avaliarmos o ano que se passou. É nesse momento que descansamos do estresse e da sobrecarga. Além disso, planejamos o futuro, refletimos e nos reconectamos com o que é significativo.
As festas de final de ano trazem consigo o marco do final de um ciclo, o momento de rememorarmos as conquistas e as faltas do ano que se encerra. É um ritual que nos guia a refletir sobre os ciclos que começamos e encerramos, observamos quem chegou e partiu. Realizamos um balanço pessoal, temos os encontros e as despedidas, os projetos que deram certo e que também não foram do nosso jeito, além da expectativa e incerteza do próximo ano que se aproxima.
As comemorações com a família e amigos são uma excelente oportunidade para criarmos experiências significativas, fortalecermos os vínculos com pessoas queridas, valorizarmos as relações, sentirmo-nos felizes e otimistas, sensação de pertencimento, amparo e nos permitirá a olhar para os dias mais cinzentos com mais ânimo e resiliência para enfrentar o estresse e os desafios do dia-a-dia e, portanto, é excelente para a saúde emocional.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Que 2025 seja um ano de renovação, de união, paz, crescimento, realizações e com incontáveis motivos para celebrar a vida e cada conquista.
Vamos comemorar para manter a nossa saúde mental e o bem-estar emocional. Lembre-se: é hora de celebrarmos, de vivermos e de expressarmos os nossos sentimentos mais verdadeiros por aqueles que tanto amamos. Portanto, aproveite esse momento e que seja precioso!
“Material apenas informativo”
Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220
Psicóloga