Cidades

Interligadas

Salto recebeu sete multas por infrações ambientais no Rio Tietê

O Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê) lavrou sete Autos de Infração Ambiental (AIAs) em Salto, decorrente de seis ocorrências referentes à degradação do Rio Tietê e seu entorno. Entre as ocorrências registradas estão desmatamento e descumprimento de embargo (como por exemplo, construções irregulares). O levantamento foi feito pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA junto à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Salto foi uma das cidades com mais infrações registradas. Piracicaba foi a principal cidade com infrações registradas, com 10 multas aplicadas, seguida de Cabreúva, com 9. Entre as cidades da região, em Porto Feliz, foram lavrados três Autos de Infração Ambiental (AIAs), decorrentes de três ocorrências, sendo elas, por descumprimento de embargo e desmatamento. Na cidade de Itu não foram registradas autuações.

Ao todo foram registradas 56 ocorrências que resultaram na lavratura 77 Autos de Infração Ambiental (AIAs), totalizando R$ 190.801,45 em multas. Do total de ocorrências, 26 estavam relacionadas ao desmatamento irregular, oito ao descumprimento de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), uma à fauna silvestre, 19 à pesca irregular e duas a infrações administrativas.

Criado em 25 de março, durante o Fórum de Integração das Ações de Recuperação do Rio Tietê (FIAR-Tietê), instância de governança do Programa IntegraTietê, o grupo tem como principal missão promover fiscalizações periódicas ao longo do Rio Tietê, seus afluentes e braços, com foco na identificação de fontes de poluição, como o lançamento irregular de esgoto, resíduos industriais e agrícolas. As ações se concentram nas áreas mais críticas, previamente mapeadas pelas equipes técnicas.

COMPARTILHE