Um acidente ambiental que causou o derramamento de corante no Córrego das Tulipas, na cidade de Jundiaí, começa a preocupar outras cidades. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a coloração azul avança do córrego para o Rio Jundiaí e pode afetar a água em Indaiatuba e Itupeva.
“Como o córrego deságua no Rio Jundiaí, a substância já chegou lá. Foram cerca de 2 mil litros de corante despejados na água. Com relação aos animais, não é esperado nenhum efeito maior do que apenas a tintura nas penas. Já na água, nós estamos trabalhando para diminuir o impacto”, explicou Domenico Tremaroli, gerente da Cetesb em Jundiaí.
A Cetesb informou que acompanha o atendimento à ocorrência e que”ações emergenciais foram adotadas para limpeza e contenção do produto”. Uma dessas ações é o despejo de água potável para dissipar a coloração azul da água.
Na quarta-feira (14), a Prefeitura de Indaiatuba interrompeu a captação de água no Rio Jundiaí. Na ocasião, o monitoramento local ainda não havia apresentado nenhuma alteração na água. O Saae monitora a qualidade da água e assim que todo o descarte se dissipar e a Cetesb autorizar, a captação poderá ser retomada. “O Rio Jundiaí não é nosso principal manancial, por isso a interrupção da captação não trouxe nenhum problema para o abastecimento da cidade, que tem outros mananciais para utilizar”, explicou o Executivo Indaiatubano.
Após passar por Indaiatuba, o Rio Jundiaí chega até a cidade de Salto e pode ser usado, em breve, para fornecer água à população. Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente disse estar ciente do ocorrido e que monitora a situação, mas que o fato de não captar água do Jundiaí para abastecimento público, não afetará diretamente a cidade. “Informamos que ainda não temos coloração azul aqui em Salto e que não fomos acionados pelo grupo de emergências da Cetesb”, informou a pasta.
Técnicos da Cetesb vão percorrer a calha principal do Rio Jundiaí, em Itupeva e Indaiatuba, para analisar a situação e, se necessário, agendar novas coletas.
Entenda o caso
Na terça-feira (13), um caminhão desgovernado colidiu com um poste no bairro Jardim Tulipas, e a carga vazou até o Córrego das Tulipas. O produto químico atingiu as ruas e o córrego, chegando a água e também afetando animais como peixes, patos e capivaras. O corante é utilizado para tingir embalagens, como caixas de ovos, e possui um odor bastante forte.
O Ministério Público abriu um inquérito para apurar e acompanhar o caso da contaminação do lago. Além disso, a ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Jundiaí como “causar poluição de qualquer natureza”. Uma perícia deve ser feita no local, mas ainda sem data definida.
Segundo a Prefeitura de Jundiaí, a empresa responsável por transportar a carga poderá ser responsabilizada após os órgãos contabilizarem os danos causados à fauna e à flora.