Olá, amigo leitor. Quem acompanha pouco o noticiário pode ter a impressão de que tudo pode ruir do nada. De repente começam a surgir notícias positivas falando que a economia está crescendo e que, mesmo em um cenário onde parece que tudo pode parar, a bolsa de valores começa a subir, as ações das empresas ganham valor e o tempo e os anos vão passando. Mas, por que mesmo assim o mercado continua aquecido?
Isso nos confunde bastante e é sobre isso que vamos conversar nas linhas abaixo. Quando falamos sobre economia estamos falando sobre a dinâmica financeira que rege nossas vidas, por exemplo. O preço dos itens que consumimos são regidos por um equilibro da relação: custo de produção x margem de lucro x demanda. O café é um caso interessante a se comentar. No último ano seu preço teve uma alta expressiva por uma conjunção de fatores.A forma mais fácil de explicar isso é que o mundo passou a consumir mais café e o crescimento do cultivo e produção anual não está acompanhando o tamanho da demanda, ou seja, o consumo do café tem crescido em uma velocidade maior do que se consegue produzir e então está faltando café no mercado. E isso impacta na sua valorização. Vamos falar mais sobre o café em uma oportunidade próxima, mas ainda vamos usá-locomo exemplo para falar sobre o que é micro e macroeconomia.
Conceitualmente a microeconomia é o estudo do microambiente econômico que pode ter tamanhos variados e que vai ser analisado de acordo com o tipo de dado que se quer levantar. Por exemplo, a economia de uma cidade como Salto pode ser estudada de forma macro e de forma micro. Salto é uma cidade que devido à sua localização está tendo crescimento econômico provocado, em parte, por causa do crescimento da sua população. Nos últimos anos o perímetro urbano da cidade se expandiu para áreas que até alguns anos atrás ninguém imaginava ser possível uma vez que eram regiões de atividade rural e distante do centro e hoje estão em franca expansão.
Não estamos falando de dados oficiais, mas sim de um cenário hipotético, apenas para ilustrar a situação. Pode estar acontecendo de a cidade não ter arrecadação o suficiente para custear a máquina pública porque a arrecadação é menor do que os gastos e então os gestores podem estar olhando para o cenário como uma situação negativa, tentando administrar e contornar os problemas financeiros no ambiente macroeconômico. Por outro lado,empresários do setor de construção civil que estão localizados nos loteamentos e em bairros próximos a esses loteamentos com a construção liberada podem estar com uma visão completamente diferente.
Para eles o cenário pode estar sendo ótimo porque estão perto da demanda e justamente oferecendo ao mercado produtos que eles precisam naquele momento,então eles possuem demanda, praticam uma margem de lucro que faz com que a atividade econômica deles seja viável e a demanda permite que eles consigam cobrir o custo de operação do negócio. Além disso, podem analisar, ver oportunidades de crescimento e realizar mais investimentos. Dessa forma, no macro a situação não está bem, porém no cenário micro os atores envolvidos não compartilham da mesma opinião porque naquele momento, para eles, não há um problema financeiro.
E também pode acontecer o inverso.
Com o passar do tempo a quantidade de novas construções devem diminuir e junto com isso a demanda de materiais de construção. Ou seja, pode acontecer de o lojista reclamar que as vendas caíram e, sem conseguir entender o porquê, aquele microambiente não está mais tão favorável como antes ao mesmo tempo.
Essa é uma das formas mais simples de explicar o que é micro e macroeconomia. É a dinâmica da vida e a economia e item essencial das nossas vidas. Ainda sobre o café, para o produtor de café esse pode ser o melhor dos mundos porque seu produto está supervalorizado, sua margem de lucro é crescente e ele está vendo o dinheiro sobrar, ao mesmo tempo em que o dono do supermercado para conseguir vender esse café ele precisa trabalhar com uma margem de lucro menor além de ter que administrar o custo de prevenção de perdas porque, hoje, o café é um dos itens com maior índice de roubo e furto por parte dos clientes. Ou seja, no microambiente o café tem sido a fonte de alegria para o produtor e no macroambiente do varejista, mas também tem sido uma fonte de preocupação como potencial de drenar toda a margem de lucro da operação com o crescimento de ocorrência de roubos e furtos.
E o resumo de tudo isso é que podemos falar que conhecimento é poder.Compreender o cenário em que estamos inseridos podem nos permitir tomar decisões inteligentes em relação à gestão dos nossos ativos. Para o microempreendedor o conhecimento se bem utilizado, ao compreender essas diferenças de cenários, por exemplo, ele consegue mudar a natureza do seu negócio e direcionar as atividades de forma que consiga garantir seu sustento e seu conforto. Mas, nada o impede de migrar de uma atividade para outra quando aquele mercado onde iniciou sua operação deixa de ser interessante. É o caso de uma loja de material de construção que pode se transformar depois em um minimercado e ou uma padaria quando perceber que a demanda de material de construção caiu significativamente enquanto a quantidade de moradores ao seu entorno aumentou, ou seja, cai a demanda de material de construção porque o ritmo das obras se reduziu enquanto a densidade demográfica da região aumentou mudando assim o tipo de produto e serviço de maior demanda. São ciclos econômicos que se comportam diferentemente tanto no micro como no macroambiente.
Vamos continuar a falar sobre isso em nosso próximo bate papo.
Até breve!
Vida longa e próspera.