Cidades

Interligadas

Comprometimento e responsabilidade com a aprendizagem contínua

“Não se sente e aguarde as oportunidades chegarem. Levante-se e crie as oportunidades”Madam CJ. Walker

As pesquisas atuais nos mostram que 25% das vagas de trabalho mudarão muito até 2030 e 60% dos jovens estão aprendendo profissões que deixarão de existir.Apesar das mudanças constantes, não existe falta de oportunidade para quem busca aprender sempre.

Para o século XXI, o importante é aprender a aprender. É necessário manter a curiosidade e a busca pela excelência.

Reflita nesse momento: O que você faz pela sua carreira hoje?

Esse tema é relevante, pois, vivemos em um mundo disruptivo, ou seja, caracterizado por mudanças aceleradas, inovações tecnológicas e novos modelos de negócios que alteram o status quo. Esse cenário oferece desafios e oportunidades, exigindo inovação, adaptabilidade e aprendizado contínuo para prosperar. Diante disso, precisamos ser eternos aprendizes (lifelong learner) a fim de termos vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Ter uma mentalidade de eterno aprendiz significa que precisamos buscar o aprendizado, ou seja, moldar o cérebro para criarnovos caminhos neurais, aprender diariamente e continuamente, pois, éum processo para a vida toda, desaprender erenunciar ao conhecimento que não serve mais, obter um novo conhecimento e, por fim, um processo de aprendizado contínuo.

Atualmente estamos na era da inteligência artificial e, diante disso, o mundo passou a ser não-linear, conectado, imprevisível, exponencial e multidisciplinar, ou seja, estamos em um processo de mudança constante, e para isso é fundamental sermos eternos aprendizes.

E hoje temos uma forma de aprendizado que nos traz o conceito 70-20-10, ou seja, podemos aprender 70% através das experiências, como aprendizado no trabalho ou o aprendizado informal, 20% através da interação com os outros e 10% através de cursos, treinamentos, participação em congressos, seminários, workshops e cursos. Precisamos estar abertos para aprender a aprender e para isso é essencial estarmos abertos a aprender, termos objetivos, estimular o aprendizado, buscar o conhecimento, colocar em prática, e por fim, avaliar o quanto aprendemos e se algo precisa ser melhorado.

Para estar aberto a aprender é necessário ter curiosidade, interesse pela informação, perguntar, estar aberto ao novo e ao diferente, afinal, não sabemos de tudo, ter uma atitude de alegria e divertimento diante novos aprendizados e estar aberto a duvidar, ou seja, desaprender conceitos, habilidades e crenças que não servem mais.

O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler e escrever, mas sim, aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.

Portanto, as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de esforço, perseverança e aprendizado e que com essa mentalidade de crescimento é possível encarar os desafios como oportunidades, valorizar o processo de aprendizagem e aprender com os erros.

Obtenha uma mentalidade de crescimento! É possível reprogramar a mente.

“Material apenas informativo”

Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220

COMPARTILHE