Cidades

Interligadas

Falta de chuva aponta para situação inédita em Salto

Pela primeira vez em sete anos, não houve registro de chuva em Salto no mês de junho. Desde 2018, quando a autarquia iniciou a coleta e registro oficial de mediação do posto pluviométrico da ETA Bela Vista, nunca houve uma precipitação nula no mês de junho.

Desde 2018, os menores índices registrados haviam sido de 1,1 milímetro, em agosto de 2019; e de 4,2 milímetros de chuva em julho de 2022.

Nos seis primeiros meses de 2024 choveu na cidade 508 milímetros, volume abaixo da média do primeiro semestre, que é de 691,1 mm. Somente em 2021 choveu menos entre janeiro e junho. Na ocasião haviam sido registrados apenas 402, 8 milímetros.

Apesar da ausência de chuva, os níveis dos mananciais do Ribeirão Piraí e do Ribeirão Buru mostram uma ligeira oscilação para baixo, mas dentro da normalidade. Segundo o Saae, a cidade tem reservas importantes de água já prontas para serem acionadas caso necessário.

Além disso, a autarquia pede a colaboração da população para a manutenção do abastecimento regular. “É imprescindível para a capacidade de manutenção do abastecimento o uso prudente da água pela população. Lavar calçadas, automóveis e regar jardins com a mangueira, assim como vazamentos ocultos nos imóveis, são as maiores fontes de desperdício que devem ser evitadas”.

COMPARTILHE