Embora tenha o interesse em manter as tradições das festas em Salto, o secretário de Cultura, Sandro Bérgamo, foi claro ao dizer que muitos dos eventos presentes no calendário oficial da Prefeitura de Salto deverão ser cancelados por falta de recursos na pasta.
Após o Carnaval e a Paixão de Cristo que não ocorreram nos primeiros meses do ano, a Festa Ítalo Santense e o Festival Estudantil de Teatro são as próximas festas que não serão realizadas em 2025.
“A prioridade é a capacitação e não cancelar os projetos em andamento. Se precisar cancelar algum evento, nós vamos fazer. Por exemplo, a Festa Ítalo não irá acontecer. A Mostra Estudantil é muito significativa para o município, mas não vai acontecer”, afirmou o secretário durante a prestação de contas da pasta, na Câmara de Vereadores.
Ainda segundo o secretário, parcerias estão sendo buscadas para que outros eventos não precisem ser cancelados. Alguns, serão realizados com adaptações. “Queremos que aconteça o Festival de Teatro, mas estamos buscando recursos para isso. O Prêmio Moutonnée ficou sob responsabilidade da ASLe (Academia Saltense de Letras) talvez ocorra de outra maneira, sem premiação”.
Segundo o secretário, os eventos culturais e festivos da cidade custariam, em média, R$ 3 milhões, porém o recurso disponível na pasta, para a realização dos eventos, é de R$ 600 mil, valor utilizado no último ano, por exemplo, para a realização da Paixão de Cristo. Sobre a programação de Natal, Sandro disse querer fazer e está em busca de parceiros para isso.
Tradições
A Festa Ítalo Saltense é uma das celebrações culturais mais importantes da cidade. Foram 25 edições, sempre dedicada à preservação e valorização das tradições da comunidade italiana que ajudou a formar a identidade local.
Já a Mostra Estudantil de Teatro estava em sua 34ª edição, fomentando o teatro nas escolas, e incentivando a formação de novos artistas e plateias, além de promover o trabalho colaborativo entre alunos, professores e orientadores profissionais. Nos últimos anos foram mais de 500 participantes em cada edição.