Cidades

Interligadas

Humanização do tratamento do câncer

Receber o diagnóstico de um câncer é sempre um momento de tristeza e sofrimento para aquele que está doente, assim como para a família e amigos queridos. E essa tristeza muitas vezes gera um sentimento de impotência, onde ninguém parece compreender a dimensão do seu sofrer. E é bem nessa hora que os pacientes mais necessitam não só dos cuidados técnicos, mas também do cuidar humanizado.

Em um mundo onde o cuidar tornou-se mecanizado e fragmentado, e o foco é mais na doença do que nas pessoas, tanto os que cuidam como os que recebem cuidado parecem ter esquecido da importância e do valor do comportamento humanizado espontâneo, onde a pessoa é um valor em si, que merece respeito e atenção.

Hoje já não deveríamos mais preconizar a humanização como um diferencial nos tratamentos existentes, ela tem que ser obrigatória, principalmente na Oncologia. Por isso, é necessário que façamos uma revisão das práticas clínicas, com ênfase na criação de melhores equipes de trabalho, valorizando a dignidade de sua profissão e do paciente, em todas as etapas do processo, fornecendo um tratamento individualizado frente as necessidades biológicas, psicológicas e sociais de cada um.

Cuidar de pessoas é um processo que envolve não apenas a boa comunicação entre o paciente e a equipe, mas a entrega, envolvimento, confiança e compaixão. Sem a humanização nenhum desses elos será criado e a relação do cuidar se baseará apenas na doença. É necessário entender que apesar de estar rodeado de toda a tecnologia disponível para seu tratamento, ele está em um local estranho, sendo cuidado por pessoas estranhas, perdendo sua intimidade e muitas vezes com dor. A humanização visa justamente trazer o máximo de conforto e cuidado para o paciente nesse momento tão delicado. Com essa abordagem no tratamento do câncer conseguimos mostrar para os pacientes e seus familiares que para todos os efeitos colaterais, sejam eles em que dimensão ou tratamentos possam acontecer, serão ouvidos pela equipe e acima de tudo tratado da maneira correta com toda a tecnologia existente, garantindo assim uma excelente qualidade de vida. É assim que fazemos oncologia com amor, lembrando sempre que o nosso paciente não é só o paciente, ele é o amor de alguém e precisa ser cuidado com muito amor.

COMPARTILHE