Olá, amigo leitor. O título da nossa conversa de hoje pode soar um pouco estranho porque sempre conversamos sobre economia e finanças e começamos já a conversa com as palavras: Medo e caos.
Faz pouco mais de um ano que estamos aqui juntos. Todos os meses temos aqui o nosso encontro e quantas coisas já não aconteceram nesse meio tempo? Alguma coisa mudou em nossas vidas, mudanças grandes ou pequenas, mas alguma coisa, sim, mudou positivamente ou negativamente. A única coisa que não mudou para a maioria de nós é que ainda estamos aqui, trabalhando, pagando as contas, resolvendo problemas e mais problemas, e pagando mais boletos que são os eternos campeões pois nunca deixam de vencer.
Nesse bate papo falaremos um pouco sobre investimentos, em especial um de risco reduzido e interessante em vista da nossa atual taxa de juros. Hoje a taxa básica de juros engessa a nossa economia e trava o nosso crescimento. Infelizmente há fatores e variáveis que nos obrigam a ter uma taxa básica de juros desse tamanho e o tempo se provou que por mais questionável que seja, é esse pragmatismo econômico que ajuda a preservar os fundamentos da economia brasileira e não deixar que o nosso país se converta em uma Argentina ou em uma Venezuela.
Uma taxa básica de juros alta, quando se entende um pouco de mercado de capitais não é essencialmente o fim do mundo pois há formas de se lucrar sem muito esforço em um cenário de juros altos.
“A construção de riqueza é um grande desafio, o trabalhador brasileiro possui uma renda média na maioria das vezes insuficiente para colocar o mínimo do que pode ser considerado essencial à mesa”.
A vida do brasileiro não é fácil, mas tudo na vida é a consequência de uma construção, por mais desafiador que um cenário possa ser, sempre há um caminho que podemos seguir para mudar a nossa situação. O tempo, o foco e a paciência são essenciais quando buscamos uma mudança em nossa realidade. O mercado financeiro é um dos caminhos que pode ser a chave para a grande mudança de vida e o tempo pode ser o seu maior aliado. Além da questão da disponibilidade financeira, muitos brasileiros deixam de investir com o medo do caos. Nossa economia é uma economia de voo de galinha. Crescemos forte em curtos períodos e depois ficamos administrando as crises que se sucedem após esse período de crescimento. Mas, todos os meses guardando um mínimo possível de capital em um CDB simples do banco, pode chegar a crescer até 1% ao mês e com essa rentabilidade muitos profissionais do mercado financeiro tem dificuldade em sustentar com seus próprios investimentos enquanto que o cenário atual permite que qualquer pessoa possa ter esse tipo lucro apenas deixando seu dinheiro aplicado em um simples CDB de liquidez diária que qualquer banco oferece.
O CDB é um certificado de depósito bancário que os bancos vendem para se capitalizarem e a rentabilidade dele é atrelada ao CDI que tem uma ligação indireta com a taxa Selic, ou seja, uma taxa Selic à 13,75% ao ano, é a rentabilidade aproximada anual de um CDB hoje que pague entre 90% e 120% do CDI. Então se você aplica R$ 1.000,00 hoje, daqui 12 meses esse valor pode ter se transformado em R$ 1.120,00 aproximadamente.
No nosso próximo bate papo nos aprofundaremos mais sobre isso.
Vida longa e próspera!