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O poder do “ainda não” e acreditar que se pode melhorar.

A psicóloga Carol Dweck, pesquisadora e professora de psicologia na Universidade de Stanford, reconhecida por suas contribuições no campo da motivação, sucesso e resiliência, em seu livro: “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, explora o impacto das crenças sobre o potencial humano nas realizações profissionais e pessoais, bem como em seu desempenho.

Ela traz o exemplo de uma escola em Chicago(Estados Unidos) na qual os alunos precisavam passar em um certo número de cursos para se formarem e se não passassem, ganhavam um “ainda não”. Quando se ganha uma nota baixa, as pessoas pensam: “Não sou ninguém”, “Não vou a lugar algum”.Mas, quando se ganha uma nota “ainda não”entende que está numa curva de aprendizagem e isso lhe dá um caminho para o futuro.

Como estamos criando nossas crianças?Estamos criando para o “agora” ou para o “ainda não”?Estamos criando crianças obcecadas por tirar “A”?Estamos criando crianças que não sabem como sonhar grandes sonhos?Seu maior objetivo é tirar outro “A” ou fazer um novo teste?Estão preocupados com essa constante necessidade de convalidação nas suas vidas?O que podemos fazer?Como podemos criar uma ponte para o “ainda não”?

Para proporcionar uma mentalidade de crescimento, podemos elogiar sabiamente. Portanto,não elogie a inteligência ou o talento, pois, isso tem falhado e, sim, elogie o processo de engajamento da criança, seus esforços, suas estratégias, seu foco, sua perseverança,suas melhoras.Este processo de elogiar o engajamentocria crianças fortes e flexíveis.

Apenas as palavras “ainda não”dão as crianças mais confiança,dão a elas um caminho para o futuro que cria uma maior perseverança.E podemos na verdade mudar a senso dos estudantes. Num estudo, foi explicado aos estudantes que se eles saíssem de sua zona de confortoiriam aprender algo novo e mais difícil,seus neurônios formariam conexões novas e mais fortese com o passar do tempo ficariam mais espertos.

Os estudantes que não aprenderam a ter a “mente crescente”continuaram piorando suas notas durante esta difícil transição escolar,mas os outros que aprenderam deram uma reviravolta em suas notas.Foi possível notar este tipo de melhoriacom milhares de crianças, especialmente com estudantes em dificuldade.

Antes, esforço e dificuldadefaziam os estudantes se sentirem menos inteligentes, faziam querer desistir,mas agora, esforço e dificuldade,é que fazem seus neurônios criarem novas conexões,conexões muito mais fortes.Isso vai deixando-os mais espertos.

Precisamos parar de desperdiçar outras vidasporque uma vez que sabemosque nossas habilidades são passíveis de tamanho crescimentoisso se torna um direito básico das crianças, de todas elas,de viverem em lugares que promovem esse crescimento,de viverem em lugares cheios de “ainda não”.

Portanto, as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de esforço, perseverança e aprendizado e que com essa mentalidade de crescimento é possível encarar os desafios como oportunidades, valorizar o processo de aprendizagem e aprender com os erros.

E você, quantos “ainda não” você já detectou e sua vida? Portanto, use a seu favor para crescimento, obtendo um impacto significativo em sua vida pessoal e profissional, influenciando positivamente seus relacionamentos, suas decisões e sua capacidade de alcançar seus objetivos. Obtenha uma mentalidade de crescimento! É possível reprogramar a mente.

“Material apenas informativo”Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220

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