Toda maternidade é uma mudança radical na vida da mulher, mas é também só uma fase de adaptação.
Abaixo seguem algumas digas sobre como as mamães podem se adequar melhor.
Alimentação: Dê leite materno à vontade, ofereça o seio sempre que o bebê “solicitar”, não existe leite fraco e quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido.
Ofereça os dois seios a cada mamada. Alimente-se normalmente e beba muito líquido enquanto está amamentando. Não amamentedeitada.
Higiene: Tome banho diário com sabonete neutro, não use talco, nem perfume. Na troca de fralda, use água morna e pomada.
Umbigo: A queda do coto, como é chamado, ocorre geralmente entre 7 a 21 dias. Pode acontecer sangramento discreto, após a queda e após um mês de vida. Use álcool 70% após o banho.
Nariz entupido: Aplique um jato de soro fisiológico em cada narina de 4 a 5 vezes ao dia quando ocorrer.
Cólicas: São comuns nos primeiros 3 meses. Nestes casos, aqueça a barriguinha do bebê, se necessário.
Assaduras: Use para assadura pomada indicada pelo pediatra.
Icterícia: É a coloração amarelada da pele. Se ocorrer, entre em contato com o pediatra e realize banho de sol até 10h e após 16h, por 15 minutos diariamente.
Evacuação: As fezes são escuras nos primeiros dias, passando para amarela depois e normalmente amolecidas.
Observações importantes: Ofereça banho de sol 15 minutos até as 10h e após as 16h para o bebê diariamente. Leve para a primeira consulta com 7 dias de vida (marcar com antecedência). Dê a vacina contra Hepatite B. Use roupas leves e de preferência de cores claras.
As consultas com o pediatra devem ser mensais até o 1º ano de vida. Lave as roupas do bebê com sabão neutro e não use sabão em pó e amaciante. Não fume no mesmo ambiente do bebê.
Febre: Quando do aparecimento de febre, administre antitérmico indicado pelo pediatra.
Se feitas todas essas recomendações, que fazem parte do protocolo médico pediátrico, mamãe e bebês passarão bem por essa fase inicial de adaptação para ambos.