A arquitetura e a engenharia civil são áreas com muitas semelhanças, que se complementam em vários aspectos. Em alguns casos, os dois profissionais podem atuar juntos no mesmo projeto. Porém, mesmo com diversas características em comum, existem algumas diferenças pontuais entre as duas profissões.
Os arquitetos projetam e organizam espaços internos e externos, valorizando a estética, a funcionalidade e o conforto de cada obra. Além de criarem as plantas.
O profissional de arquitetura planeja e desenha os espaços urbanos, promovendo a melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem nesses lugares.
O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras e construções, além de atuar na análise de insolação, aproveitamento da ventilação local e na definição do solo mais adequado para as construções.
O engenheiro civil é também o responsável por realizar o cálculo estrutural. Já o arquiteto vai ter como função garantir o conforto, buscar pela melhor iluminação e ventilação.
Ubaldo era engenheiro arquiteto e tinha a mania de construir piscinas em forma de rim.
Todas as piscinas que fazia eram em forma de rim.
Isto já estava intrigando e despertando a curiosidade das pessoas que acompanhavam o seu trabalho, já que era um engenheiro famoso e muito solicitado no meio da alta sociedade.
Quando ele morreu, os médicos não tiveram dúvidas: abriram o seu abdômen para ver os seus rins.
Para a surpresa de todos, seus rins tinham forma de piscina.