Hoje vamos falar sobre um problema que acomete muitas crianças: a APLV. Você sabe o que é a APLV? Trata-se de uma sigla que significa Alergia à Proteína do Leite de Vaca.
A manifestação dela é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, sendo mais comum em bebês e crianças de até dois anos, e saibam, mamães, que qualquer quantidade da proteína do leite é suficiente para desencadear os sintomas da alergia.
Os principais sintomas da APLV são: refluxo gastresofágico, lesões de pele, baixo ganho de peso, sintomas respiratórios e cólica. É claro que não é porque a criança ou bebê apresentou algum dos sintomas que esteja com a APLV. É preciso avaliar cada caso.
A alergia ao leite de vaca se manifesta quando o organismo entende que a proteína do leite é uma substância estranha ao corpo.
Quando isto acontece, o sistema de defesa reage contra essa proteína e, como resultado, podem aparecer os sintomas acima.
Há outros sintomas também, mas os principais são os já citados.
Na maioria dos casos, as crianças com APLV, se receberem o tratamento adequado e o acompanhamento do pediatra, ficam completamente curadas após os dois anos de idade.
Mas o tratamento é radical. As mamães precisam fazer a exclusão total do leite de vaca e derivados da alimentação da criança.
Quando estiver no leite materno ainda, a mamãe deve ela fazer a dieta de exclusão do leite de vaca e derivados, porque a mamãe passa para a criança as proteínas que vão fazer mal.
A alergia é muito comum e não deve ser motivo para as mamães ficarem desanimadas. Basta seguir as recomendações e tudo logo ficará bem para a criança ou bebê e para a mamãe.