Todos nós sabemos que o futebol é o esporte mais conhecido do planeta, que é paixão em todos os cantos do mundo e que tem o Brasil como um dos principais exportadores de craques. Charles Miller, um brasileiro que estudava na Europa, introduziu o esporte originário da Inglaterra oficialmente por aqui em 1894.
Hoje essa modalidade esportiva movimenta bilhões de dólares, proporciona eventos globais e muitos garotos, que deram seus primeiros chutes em campinhos de terra na periferia, acabam tornando-se ídolos internacionais.
Agora vamos falar um pouco do futebol amador jogado em cidades de todo o Brasil.
A prática do futebol amador é bastante difundida no Brasil, onde a maioria das cidades brasileiras cria suas ligas, que nada mais são do que uma organização formada por um grupo de times ou atletas individuais para organizar competições.
As ligas são bem organizadas e fazem a divisão dos times conforme o nível técnico de cada equipe, assim como é feito no futebol profissional.
Muito bem, vamos agora para a cidade de Santa Rita, que é a terceira cidade mais populosa do Estado da Paraíba, cuja capital é João Pessoa.
O ano era 2014, decisão do Campeonato Amador da Primeira Divisão entre Santa Rita e Nova Esperança.
O jogo estava um a um. Já nos acréscimos, a bola é enfiada para o centroavante do Santa Rita, Clésio, que saiu na cara do gol. De repente, ele grita com o goleiro adversário Carlita:
– Pega essa bola que eu não posso fazer o gol. Fui “subornado”.
O goleiro respondeu de bate-pronto:
– Não posso pegar a bola. Também estou vendido!