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O reflexo da humanização das marcas

A forma como nos relacionamos no mundo corporativo se transforma rapidamente. As relações superficiais e estritamente comercias foram substituídas por uma conexão mais profunda entre o pessoal e o corporativo. Mais do que a entrega final, a relação cliente-empresa envolve a sinergia entre propósitos, o compartilhamento de valores e as responsabilidades conjuntas.

A busca pelo genuíno não é mais uma tendência. A autenticidade no posicionamento, a sinceridade em todas as relações, o comprometimento com causas que defende deve ser público e claro. A humanização da marca não deve estar apenas no discurso, mas sim nortear todas as ações – dos colaboradores aos clientes, parceiros e fornecedores.

Aquela prática tão disseminada até meados dos anos 2000, da busca frenética por números exorbitantes e das métricas de vaidade nas redes sociais foram substituídas pela estratégia, pelo verdadeiro, pela valorização do que realmente importa: as pessoas. Entender realmente quais são os públicos com os quais a indústria se relaciona é fundamental para fomentar um vínculo mais duradouro, uma experiência mais qualificada.

Um estudo realizado pela Deloitte sobre as principais tendências das marcas em 2023 mostra como o marketing pode ser um impulsionador estratégico no crescimento responsável das companhias. A personalização das mensagens-chave; a forma, o local e a linguagem; o uso inteligente da tecnologia e dos dados são indispensáveis para o sucesso da comunicação.

Os CMOs (Chiefs Marketing Officer/ Diretores de Marketing) entrevistados para a pesquisa afirmaram que entre as principais prioridades deste ano estão: acelerar a mudança para novas tecnologias ou plataformas digitais e a implementação de sistemas ou algoritmos para aprimorar a personalização do cliente.

Embora a Deloitte tenha conversado com executivos de alta gestão, é importante salientar como a humanização nas relações deve ser cascateada e incentivada em todas as áreas da empresa.

 

*Kléber Ávila possui ampla experiência na indústria. Sua formação contempla Administração com Ênfase e Comércio Exterior e especializações.

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