Cidades

Interligadas

Mudou o governo e agora?

“Seguimos trabalhando”.

Essa foi a frase que escutei essa semana de um conhecido que é comerciante já há algumas décadas e perguntei para ele o que achava das mudanças de governo desde que ele começou com seu pequeno comércio.

Existem muitos teóricos econômicos que analisam todo o tipo de dado e desenvolvem projeções com base em dados que nem sempre refletem a real situação. Por exemplo, a taxa de desemprego. O Brasil vive um processo de desindustrialização que vem de décadas. Em novembro do ano passado o país conseguiu baixar a taxa de desemprego para 8,2%, porém a quantidade de empregos gerada em sua grande maioria foi no setor de varejo e serviços que tem remuneração média 30% abaixo da remuneração de um emprego na indústria e na construção civil, ou seja, geramos empregos, mas a quantidade de capital circulante na economia vem diminuindo.

Na prática quem realmente vive a economia é o microempresário que no Brasil é o maior gerador de empregos. E por ter um salário médio, que na maioria das vezes não é suficiente para cobrir as necessidades básicas de uma família, empreender passa a ser uma das alternativas adotadas e apesar de a nossa burocracia e carga tributária ser pesada e confusa somos um dos países mais empreendedores do mundo.

E voltemos à conversa com esse colega.

Ele tem seu comércio desde 1986 e ele me disse o seguinte:

“Desde que abri meu pequeno comércio passei por poucas e boas, passei pelo Sarney, Collor, Itamar Franco, FHC, Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro e agora o Lula de novo. Eu não sou economista, não tenho estudo e o que eu sei fazer é esse o trabalho que você está vendo, cujo qual tem épocas que o movimento fica mais fraco e épocas que o movimento fica melhor. Já pensei em desistir muitas vezes, mas sei que nenhuma profissão é fácil e é com essa profissão que construí o que tenho, quando me perguntam sobre política, para não arrumar briga eu sempre falo que seguimos trabalhando porque é o que venho fazendo. ”

Dizem que política e religião é algo que é bom não se discutir, mas de economia é algo do que podemos falar e essa frase que escutei me explicou da melhor maneira de que independente de quem estiver no governo precisamos seguir trabalhando, buscando formas de colocar comida no prato, manter as contas em dia e buscar oportunidades que nos permitam ter uma melhor qualidade de vida, tudo na vida é uma construção, o que fazemos e o que somos hoje é a consequência de nossas decisões no passado e as decisões que tomamos hoje é o que vai construir o cenário que vamos viver no futuro.

Seguimos trabalhando…

Vida longa e próspera!

COMPARTILHE